Editora ARA

   O nome da Editora ARA inspira-se em ARA ou Ar, que na família linguística tupi-guarani, expressa tempo, ano. Ara também é um prefixo utilizado para designar uma vasta família de abelhas meliponídeas e remete-nos às lindas colmeias arredondadas, facilmente encontradas em Mato Grosso, nossa terra. Nós nos inspiramos nas colmeias que povoam, sobrevivem e sobrevoam lugares e tempos em nossas florestas. Nos alvéolos que entrelaçamos em nossa editora, semeamos nossas memórias no tempo. (FERREIRA, 2021). 

   Nosso principal objetivo é propiciar o intercâmbio e divulgação por meio das obras publicadas, de pesquisas desenvolvidas no âmbito das Instituições de Ensino Superior brasileiras e de instituições internacionais parceiras, em prol do fortalecimento da ciência e do conhecimento científico e de nossas instituições.

   A Editora Ara realiza o processo de avaliação pelos pares e define critérios para sua política de avaliação editorial: adequação ao foco e escopo da Editora e às normas técnicas (ABNT), gramaticais e formais, relevância, conteúdo, coerência textual, consistência teórico-metodológica da obra.

   O processo de avaliação considera: análise preliminar de editores e assessoria editorial para verificar a adequação às instruções gerais definidas pela política editorial; análise preliminar quanto ao foco e escopo da editora, bem como à relevância da obra; avaliação duplo-cega. Após a análise de pareceristas, os pareceres são encaminhados ao comitê editorial para decisão final.

   A editoria dedica-se a cumprir boas práticas no que diz respeito à conduta ética condizente com a editoração cientifica, bem como declarada prevenção da negligência ou qualquer forma de comportamento antiético, como o plágio. Autores ao encaminharem suas obras declaram que seu conteúdo é original e de sua autoria. A Editora ARA segue, portanto, as boas práticas e orientações sugeridas pela Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC que recomenda algumas referências para que editores possam desempenhar seu papel de forma ética para a construção e/ou fortalecimento do processo editorial em benefício da ciência, conforme as melhores práticas editoriais adotadas internacionalmente.